EE SINHARINHA CAMARINHA
Atendimento à população 14 3372.1177 14 3372.2228

Quem Somos

A primeira escola estadual em Santa Cruz do Rio Pardo, foi criada pela Lei 593 de 12 de dezembro de 1914 e começou a funcionar em 1º de fevereiro de 1915, sendo o Presidente do Estado o Sr. Altino Arantes, Secretário de Estado dos Negócios do interior, o Sr. Arthur Peres, Carlos Reis o Diretor Geral do Ensino e Prefeito Antonio Evangelista da Silva (Tonico Lista).
 
No primeiro ano de funcionamento, foram matriculados 460 alunos, sendo o primeiro diretor o Prof. Plínio Paulo Braga. A inauguração oficial, com grandes festividades, foi no dia 13 de maio de 1915, com a presença do Secretário do Interior, do Diretor Geral, acompanhado do Inspetor Regional, Prof. José Carlos Dias. O primeiro nome da Escola: Grupo Escolar de Santa Cruz do Rio Pardo. 
 
Pela Lei nº 23.323, de 6 de maio de 1954, do então Governador Lucas Nogueira Garcez a Escola passou a denominar-se Grupo Escolar "Sinharinha Camarinha", em homenagem à memória da professora Percília Camarinha Nascimento ( Sinharinha Camarinha). Pela Lei nº 887 de 16/12/75, foi transformada em Escola Estadual de Primeiro Grau "Sinharinha Camarinha".
 
O Decreto nº 34.035/91, publicado no D.O.E. de 28/10/1991, que dispõe a instituição do Projeto Educacional "Escola- Padrão" institui trezentas e seis Escolas da Rede Pública para implantar uma nova reforma Educacional, a EE "Sinharinha Camarinha" foi uma das escolhidas, e, pelo decreto 44.449, de 24/11/1999, foi denominada EE. Sinharinha Camarinha. 
 
O nome do Diretor e do corpo docente do Grupo Escolar de Santa Cruz do Rio Pardo ( primeira denominação do estabelecimento de ensino em 1915) no 1º ano de atividades foi o seguinte: - Diretor: Plínio Paulo Braga. - Professores: Cornélio Martins, José Martins, César Alves Cruz, Elias Lopes Monteiro, Maria Lydia Fonseca,Luisa Lopes de Oliveira, Primitiva de Oliveira, Maria Antonieta Barbosa, Maria Joaquina do Espírito Santo, Amélia Molitor Rocha. - Substitutos efetivos: Abílio Fontes, Esther Galvão, Armandina D'Ávila Benedita Fusaro, Florisa Fontes. 
 
Atualmente esta escola funciona com 830 alunos, 50 professores e 22 funcionários.
 

HINO AO SINHARINHA CAMARINHA.

 

Letra e Música – Profª.  Marisélia Santos Melo

 

Avancemos com lutas e glórias

Nesta escola que faz nossa história

Temos sede de muito aprender.

Sinharinha, majestosa, Camarinha

Em Santa Cruz, tu és a rainha,

Do saber, do ler e escrever.

 

Estribilho

Um passado brilhante

Um presente atuante

Um futuro promissor

És a nossa centenária escola

Onde o saber jamais perde o valor.

 

Avancemos buscando a vitória

Que contempla a nossa história

Mocidade radiante e feliz.

Nosso lema é construir.

Nosso lema é instruir

E cantando nossa alma bendiz.

 

Avancemos com muita união

Formando o homem em grande cidadão

Com o brilho da paz e do amor.

Sinharinha centenária rainha

Majestosa, tu és, Camarinha!

Aspergiste as bênçãos do Senhor.

 

EE “SINHARINHA CAMARINHA”

1915-2015 

 

EE Sinharinha Camarinha © 2013 | Todos os Direitos Reservados A cópia parcial e/ou total de qualquer conteúdo deste site é permanentemente proíbida sob o amparo da Lei 9610/98.
Site melhor visualizado no navegador Internet Explorer 8.0 ou superior e monitores com resolução 1024x768 ou superiores.

Desenvolvido por CpwmComunicação